Creche Wilson

LAR CRECHE WILSON

O sorriso, o bem-estar e o desenvolvimento da criança. Nossa missão é respeitar sua individualidade e colaborar com sua formação é nosso cuidado.

NOSSA HISTÓRIA

Origem

 Lar Creche Wilson de Oliveira foi fundado em 17 de junho de 1972 pela Sra. Júlia e pelo Sr. Bento de Oliveira. Em março de 1963 o casal perdeu seu filho Wilson de Oliveira com 16 anos de idade, vítima de afogamento na represa das águas do rio Atibaia na Fazenda do Ipê em Itatiba/SP.

Apesar da grande dor do casal, que era frequentador do Centro Espírita João Batista, eles foram até a cidade de Uberaba/MG e receberam uma mensagem de seu filho Wilson de Oliveira. Na mensagem Wilson pedia que a mãe não se desesperasse pois ele estava bem, e que, se ela quisesse, poderia amparar outras crianças necessitadas de amor e carinho.

Motivação

Sentindo que precisava fazer algo altruísta que pudesse suavizar a grande saudade do filho e com o apoio do presidente do Centro Espírita João Batista, que na época era o Sr. João do Prado (primeiro presidente da creche), fundaram uma creche em homenagem ao seu filho que recebeu o nome de Lar Creche Wilson de Oliveira.

Após 7 anos ininterruptos de trabalho junto à instituição, a Sra. Júlia veio a falecer, deixando algumas páginas escritas de uma história que atualmente temos o compromisso, a responsabilidade e o prazer de continuar.

Fundação

O Lar Creche Wilson de Oliveira teve sua origem como dependência do Centro Espírita João Batista, de onde, em 1972, constituiu-se como entidade com personalidade jurídica própria por exigências legais à época e em cujo ato constitutivo, inclui como fundadores, vários sócios do referido Centro.

Funciona, desde então, como propriedade do Centro Espírita João Batista, que a cede gentilmente, em regime de comodato por tempo indeterminado, porque assim exige a lei.

O Lar Creche Wilson

O Lar Creche Wilson de Oliveira até o ano de 1978 contava com pré-escola que funcionava em uma de suas salas, perfeitamente adequada. A municipalidade contribuía com a entidade cedendo a professora e os materiais didáticos. Portanto, a instituição nasceu também como uma unidade escolar legalizada, comportando 30 crianças de ambos os sexos que recebiam instrução pedagógica, alimentação, higiene, orientação e, sobretudo, calor humano. Em 1979 a pré-escola foi transferida para prédio da municipalidade, no mesmo bairro Anhangabaú, a partir daí então a entidade passou a funcionar exclusivamente como creche, aumentando o número de crianças atendidas, atingindo em 1989 a meta de 50 crianças, na qual permanece até os dias de hoje.

O Lar Creche Wilson de Oliveira funciona em regime de semi-internato, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h, fornecendo 4 refeições diariamente.

ENTIDADE

Entidade civil e beneficente, sem fins lucrativos, garantindo direitos sócio-educacionais para crianças carentes, em situação de risco social, fundada em 17 de junho de 1972 e reconhecida de Utilidade Pública Municipal (lei nº 2198 de 4/10/75).

O Lar Creche Wilson de Oliveira disponibiliza 50 vagas de proteção social básica, sendo 20 delas para a Unidade de Gestão da Educação de Jundiaí através de convenio firmado com a instituição, e 30 em regime de contra turno da escola regular, para famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, com prioridade ao Bairro da Vila Ana e seu entorno.

O Lar Creche Wilson de Oliveira é mantido através:

Proposta Pedagógica

Reconhecendo a importância das experiências na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, desde a sua fundação, em 1972, o Lar Creche Wilson de Oliveira oferece educação institucional às crianças de 2 a 6 anos de idade, além de cuidar, atendendo às necessidades básicas de afeto, alimentação, abrigo e saúde. Também desenvolve uma ação educativa voltada para a complementação da educação familiar e da comunidade, garantindo às crianças oportunidades de lidar de forma sistematizada e estruturante, com as informações do meio, criando condições de construir conhecimentos e elaborar ideias transformadoras sobre o mundo.

O Lar Creche Wilson de Oliveira, vem buscando fazer a diferença neste processo do desenvolvimento infantil, de contribuir para a construção de um mundo melhor, vem elaborando e efetivando seu Projeto Politico Pedagógico numa ação conjunta escola-comunidade.

Para tanto, propõe, com seu trabalho, desenvolver ao máximo as capacidades cognitivas e linguísticas, motrizes, afetivas e de equilíbrio pessoal, de relação interpessoal e de atuação e inserção social de seus alunos, através de conteúdos educativos concernentes à etapa atendida. Desta forma, assume o compromisso de desenvolver, de maneira prazerosa e adequada, projetos que levarão os alunos, cada qual ao seu tempo e dentro de suas possibilidades, ao desenvolvimento bio-psico-sócio-cultural.

A equipe técnica é formada por: Coordenadora Pedagógica, Assistente Social, Professora, Monitoras, Merendeira, Serviço Gerais, Auxiliar Administrativo, Professora de Música e Nutricionista; para suprir a área da saúde tem parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e com Dr. José Ricardo Siqueira Vieira para atendimento odontológico como voluntário.

Abrir chat
Olá! Como podemos ajudar?